Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de junho de 2016

RECICLÁVEL:CONSCIENCIA PARA UM PLANETA MAIS LIMPO


Aparecida Do Carmo Serafim é uma batalhadora. Para ela, a vida só tem algum valor, se houver como ocupar a cabeça com trabalho. Segundo ela,passando por uma crise financeira,não pensou duas vezes e meteu a mão na massa em busca de sobrevivência.Desde então,nunca mais parou de reciclar,fazendo desta reciclagem, uma reserva a mais na sua renda mensal.Com sua atitude,alem de despoluir o meio ambiente,coisa que ela tem plena consciência,também gera emprego direto a centenas de pessoas.Desde da partida original da catação de materiais não perecível,até o seu destino final,nesta travessia, o reciclável,alimenta varias famílias, que sobrevivem diretamente dela.Para quem pensa que o reciclável não gera renda,dona Aparecida Serafim,fala o contrario! Diz conseguir através da coleta seletiva ter sobrevivido em tempos difíceis. Mas o que mais me comoveu durante a entrevista, foi perceber que ela é muito bem esclarecida e tem um bom conhecimento político e social.O que fica demonstrado na figura dela que, quando vemos alguém reciclando no lixo,não quer dizer que se trata de pessoas sem recursos ou algum conhecimento apreciativo,mas sim, pessoas em busca honesta de sobrevivência e merecem nosso respeito.
 Hoje,ela recicla, não porque depende dela para sobreviver.Durante,ela diz ter abrido mão de um apartamento em Belo Horizonte,e veio morar neste bairro,simplesmente para ficar mais próximo da natureza, onde diz ser aqui muito feliz!Uma coisa despertou a minha atenção enquanto conversávamos. Segundo a mesma, ela tinha um serio problema de saúde e foi ocupando sua cabeça na catação de reciclável e, desde então, não precisou mais tomar remédios, coisa que antes era necessário. A importância destes recicladores, para dona Aparecida Serafim, é muito importante. Em sua plena consciência, ela aborda de um assunto sério e de firme comprovação.

                                                          Para esta guerreira,os recicladores de materiais não perecível no lixo,serve para frear o impacto no meio ambiente.E esclarece que, todos os dias,milhares de garrafas plásticas,latinhas e outros resíduos são retirados do meio ambiente e retornam para serem novamente reutilizados.
 Uma outra coisa que ela diz é que, no reciclável, não tem tempo ruim...Ou seja,não importa a crise;pode até perder-se um pouquinho no preço,mas sempre gera rendimentos e empregos.  Indagando-lha sobre a postura da sociedade, a mesma diz que, em outros tempos era difícil, chegando a ponto de preconceito e descaso. Hoje,ela revela que a consciência das pessoas estão mais liberais mediante uma maturidade de preservação e conservação do meio-ambiente,valorizando com uma riqueza mais humana para com estes trabalhadores.Numa das perguntas procuro saber sobre política;ela acredita que seria bom uma política mais contundente para o lixo reciclável brasileiro.Também diz sobre cada um assumir uma postura de responsabilidade,donde,ajudaria muito se houvesse a separação do orgânico e reciclável;assim,evitaria de ter de tocar no lixo evitando possíveis doenças para os recicladores que,muitas vezes precisam vasculhar a fundo o lixo e ali podendo se contaminar.


                                                               Neste quesito,ao fotografá-la durante seu trabalho,uma moradora veio a ela e lhe entregou uma garrafa descartável.Observei com atenção aquele gesto. Penso,que se tomássemos esta consciência,e conseguíssemos perceber que estes trabalhadores vem fazendo um bem enorme,não só ao planeta, mas também a toda cidadania brasileira e global,tendo em vista que, somos filhos deste solo.É claro que não poderia de deixar minha opinião a respeito e digo,seria mesmo muito bom esta conscientização e um Brasil unido em prol e mais limpo.
Em breve veremos o destino final de parte deste reciclável.
Veja vídeo no Youtube em breve
Mirto Carvalho    


Nenhum comentário:

Postar um comentário